sexta-feira, 30 de maio de 2014

Encenação Morte de Marat






































Escultura da forma humana feita a partir de sabonetes artesanais produzidos pelos alunos.









Análise da obra: 

"A Morte de Marat" 

de Jacques - Louis David


Jacques Louis David, discípulo de Vien (diretor da Academia), 
aperfeiçoou a sua linguagem clássica durante uma prolongada estadia em Roma, entre 1775 e 1881. De 
volta à França, o pintor estabeleceu fortes ligações, com os líderes políticos da Revolução Francesa, o que lhe 
permitiu assumir um papel de relevo sobre a produção 
artística nesse país. Revolucionário não  ao nível 
político mas também enquanto artista, David assinala, através de uma de suas obras pioneiras, 
"O Juramento dos Horácios" (1785), o fim do estilo 
rococó (representado por Fragonard) e ascensão da 
estética neoclássica.

O
 quadro "A Morte de Marat" representa um 
acontecimento emblemático da Revolução Francesa
 (o assassinato de um dos seus chefes políticos), 
denunciando em simultâneo as divergências e os conflitos 
internos que rodearam o processo revolucionário e
 que  foram solucionadas com a ascensão de Napoleão Bonaparte. JeanPaul Marat, amigo pessoal de David, 
tinha uma doença de pele especialmente dolorosa que o 
obrigava a permanecer dentro de uma banheira durante o 
dia enquanto trabalhava. Um dia, Charlotte Corday 
entrou no aposento, tendo como pretexto a entrega de
uma mensagem e assassinou-o, enterrando lhe uma
faca no peito.Para David, este quadro foi concebido 
como um monumento para um homem que foi simultaneamente 
herói, mártir e amigo. Embora dominada por uma 
forte emotividade, a obra deve também ser entendida a 
partir de um ponto de vista documental, enquanto 
testemunho e descrição da ação. Como em muitos outros 
trabalhos iniciais David, todos os objetos presentes 
na tela têm uma função concreta, tendo sido evitado 
qualquer detalhe ou alusão supérflua de forma a 
não prejudicar a clareza do tema. Desta forma, 
a composição é francamente encenada, deforma incluir 
todos os sinais e pistas para uma identificação e 
compreensão do acontecimento: a banheira, a faca,
a carta, a ferida e o sangue.

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